Relações Étnico-raciais são tema de Jornada Formativa desta quarta-feira no Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 8 de Novembro de 2021 às 11:50

A Comissão Permanente de Diversidades e Relações Étnico-raciais do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Bela Vista dá continuidade, nesta quarta-feira (10), à Jornada Formativa. Nesta edição, o tema é “Impactos das reflexões das relações étnico-raciais para as comissões de heteroidentificação nas instituições de ensino superior”.

O evento será realizado a partir das 19h e será transmitido ao vivo, de forma gratuita pra toda comunidade, por meio do site https://www.youtube.com/watch?v=L_Ig5jG7h2Q.

A jornada formativa é organizada pela Comissão Permanente de Diversidades e Relações Étnico-raciais do Campus Bela Vista. A ação acontecerá entre os meses de setembro e novembro com o objetivo de propor discussões de caráter formativo, principalmente aos servidores, mas aberta, com a extensão do convite aos estudantes e a comunidade externa ao campus. A Jornada abordará temas que permeiam questões como: relações raciais e étnicas, direitos humanos, gênero e sexualidades.

A palestra será realizada pelo professor Dr. Sérgio Pereira dos Santos, professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT. É graduado em pedagogia, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) da UFMT. Investiga o campo das pesquisas sobre as relações raciais brasileiras; as construções das branquitudes e das negritudes; as ações afirmativas para afro-brasileiros na universidade; as relações entre raça, classe e gênero na pesquisa educacional; a Lei 10.639/2003 na formação de professores e na estrutura curricular; as dimensões materiais e simbólicas do racismo; e a juventude negra e branca nas relações raciais no ensino superior. Autor de livros e artigos sobre a temática das relações raciais, ações afirmativas e sobre as diferenças e desigualdades na educação. Tem experiência docente na educação básica, no ensino superior público e privado, na EJA, na educação pré-universitária, popular e alternativa para os jovens negros e das camadas populares.

A proposta do evento é promover reflexões acerca dos temas gênero e sexualidade nas instituições em seus múltiplos contextos na educação contemporânea, e as boas práticas de acolhimento das diversidades e construção de estratégias coletivas de apoio.