O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza, a partir do dia 18 de outubro, um curso extensionista de boas práticas na fabricação de carnes embutidas com oferta de 30 vagas para membros da comunidade.
O objetivo é proporcionar aos participantes a possibilidade de geração de renda através do processamento de carnes embutidas ou prestação de serviços na área (açougue e afins). A formação busca, ainda, promover a conscientização sobre a importância da higiene, da qualidade dos ingredientes e das boas práticas no processamento desses alimentos.
Além de fornecer conhecimento técnico, o curso visa promover uma transformação gradual na realidade das famílias presentes na comunidade, contribuindo para o fortalecimento da economia regional e o uso sustentável dos recursos naturais.
A técnica de laboratório Andreia Andreolli, coordenadora do projeto, explica que a capacitação melhora as habilidades e competências dos participantes na medida em que ao entender cada etapa do processo, eles se tornam mais responsáveis com a segurança alimentar, contribuindo para a fabricação de produtos mais saudáveis, confiáveis e com menos risco de contaminação.
“Além de incentivar o respeito às normas sanitárias e valorizar a produção consciente e sustentável esse projeto promove uma aproximação do IFMT com os membros da comunidade local,” afirma.
Parceria
O curso é realizado em parceria com a Associação Sonhar para Alcançar. Serão cinco encontros no total, todos realizados aos sábados, das 8 horas ao meio-dia, na sede da associação parceira, no bairro Bela Vista. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 25 de outubro e 01, 08 e 22 de novembro de 2025. A previsão da certificação será em dezembro.


