
Iniciativa nasce da escuta, da raiz e do rio Cuiabá e do encontro entre ciência, memória e comunidade
Vozes do Rio é o nome da proposta de projeto desenvolvida por estudantes do Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para a seleção nacional para a décima segunda edição da Diálogos Brazil Conference 2026, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de março do próximo ano, na cidade de Boston, nos Estados Unidos da América (EUA).
A conferência busca estimular a reflexão, a criatividade e a imaginação dos jovens para pensar em projetos de comunidades futuras mais inclusivas, democráticas, inovadoras e sustentáveis, tal como propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Trata-se de uma oportunidade de expansão de horizontes, protagonismo juvenil e construção coletiva de ideias que unem pensamento urbano, design participativo e mudança de realidade das comunidades locais.
Na primeira etapa da seleção, os estudantes Isadora de Carvalho Monteiro Castro e Gustavo Costa Alcântara Junior, assistiram a painéis virtuais, webinars e oficinas temáticas com foco em resolução de problemas das comunidades locais.
Em seguida, participaram de um Desafio de Ciência e Inovação, propondo soluções criativas e viáveis para problemas locais de suas comunidades, além de focar em formas positivas de transformá-las em um ambiente mais saudável, feliz, democrático e sustentável.
Esse trabalho resultou na proposta de projeto apresentada por meio de vídeo na terceira subfase da etapa Brasil. A segunda etapa será em Boston.
No Instagram criado pelos próprios estudantes, eles explicam que o projeto nasce do encontro entre ciência, memória e comunidade e busca dar visibilidade à histórias e saberes ligados ao rio, um espaço que carrega identidade, cultura e vida, mas que também enfrenta impactos ambientais e sociais.
“Aqui, o rio não é só paisagem: ele fala, ensina e resiste. E nós estamos aqui para ouvir, registrar e amplificar essas vozes,” afirmam. O objetivo é transformar relatos, pesquisas e memórias em consciência e ação para proteger o Rio Cuiabá por meio de propostas inovadoras para melhorar a relação do homem com o rio.
O Vozes do Rio será um plano de ação comunitária que reúne meio ambiente, cultura e futuro.
O projeto será construído com quatro grandes frentes de atuação: a recuperação do rio, o fortalecimento da cultura, a geração de renda sustentável e o uso da tecnologia para aproximar a comunidade.
A professora orientadora do trabalho, Josane do Nascimento Ferreira Cunha destacou o envolvimento dos estudantes e a relevância ambiental, social e cultural da proposta de projeto enviada no início do mês.
“O bacana é que o interesse em participar foi dos dois. Eu apenas compartilhei a oportunidade e eles abraçaram a ideia e se dedicaram em cada etapa do processo. É uma proposta muito bonita e relevante para a comunidade e sociedade de maneira geral,” pontuou.
A docente conta que vem incentivando a participação em projetos para submissão em eventos e feiras científicas de modo a estimular o protagonismo, a autonomia e o compromisso social dos estudantes.
Confira o vídeo de apresentação do projeto Vozes do Rio em: https://youtu.be/H9i7ZzuzrRY?si=5AjAs–95QqZFhnX
Siga o perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/projeto_vozes_do_rio?igsh=MWRxeHJhZXM5NjdtMQ==

