Depois de muito esforço, treinamento duro e foco nas provas, os estudantes do Campus Bela Vista Ian Sousa, Ananda Andrade, Pietro Santos, Joana Nantes e Felipe Bogo garantiram suas medalhas na décima edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), que termina nesta sexta-feira (29).
Ian conquistou duas medalhas, uma de ouro e uma de prata, nos 50 metros e 100 metros nado peito. Ananda levou o ouro no xadrez feminino. Pietro foi ouro no judô. Joana ganhou o bronze no karatê Kata e Felipe garantiu duas medalhas de prata, nos 400 metros e 800 metros do atletismo.
Ian, Ananda e Pietro são estudantes do curso técnico em alimentos integrados ao Ensino Médio. Eles falaram um pouco sobre sua trajetória individual e o doce sabor da vitória conquistada.
Em sua primeira experiência nos Jogos, já que está no primeiro ano do curso, Ian contou sobre o mix de sentimentos como a alegria de representar o campus misturada à responsabilidade de ser o único atleta do seu campus disputando a natação.
“Senti muita felicidade em competir representando o Campus. Tive momentos de felicidades com os meus colegas em diversas competições. Só senti falta de mais alguém comigo na natação. Tive grandes momentos de angústia também pois como essa era a minha primeira competição não fazia ideia se eu estava no nível da prova,” comentou.
Sua maior dificuldade, tirando o clima frio foi o curto tempo de treino, apenas quatro semanas. E um dos momentos mais felizes foi o apoio e o reconhecimento dos colegas pelo seu feito. “Quando ganhei a medalha de ouro e fui saudado pelos meus colegas que tinham a opção de ir assistir um jogo de vôlei no mesmo momento da minha prova, mas eles ficaram lá comigo até o final.”
Felipe e Joana dão o melhor de si durante as provas
Na foto de capa os estudantes Ananda, Pietro e Ian e suas medalhas na décima edição dos JIFMT
Outras modalidades com pódio para os estudantes do Bela Vista foram o xadrez e o judô. Este ano, além da medalha nos JIFMT, Ananda foi campeã no clássico e blitz de xadrez na etapa estadual dos Jogos Escolares Estaduais de 2025. Ela conta que começou no xadrez muito nova e “sempre recebeu apoio e incentivo da família”.
O judoca Pietro aproveitou para intensificar a preparação que já vinha fazendo para um outro campeonato na semana anterior aos jogos. “Comecei a treinar na terça e quinta também, em outro campus, para ter mais tempo de treino e melhorar. Eu intensifiquei, aumentei velocidade, força e explosão. E também fiz treino físico e tentei ganhar peso,” descreveu.
Familiarizado com torneios, Pietro diz que a pressão maior for competir na frente dos colegas. “No estádio, tem muito mais gente, mas são desconhecidos. Ali era uma sala com muito menos pessoas, mas a pressão estava grande porque estavaa o pessoal inteiro da minha sala assistindo e torcendo. Então achei uma experiência muito legal”.
A décima edição dos Jogos está quase terminando e os estudantes-atletas já fazem planos para o futuro próximo e distante. “Vou treinar ainda mais agora pra poder participar do DF e do regional. E se tudo der certo vou pra etapa nacional, nos JIFs Brasileiro. Aí tem que aumentar os treinos de novo”, planeja Pietro. “Espero que no próximo JIFs tenham novos atletas do Belão que venham nadar comigo e trazer mais medalhas para o campus”, completa Ian.
Que venham mais jogos e torneios, novas experiências e muitos aprendizados. Além de medalhas, como espera o Ian. O IFMT inteiro está torcendo para isso.
Orismeire Zanelato – jornalista IFMT

