“Este ano foi uma experiência incrível!”. Essa foi a avaliação do estudante do sexto semestre do curso técnico em Meio Ambiente Emanuel Amorim Simão sobre sua participação na décima edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), coroada com a conquista da medalha de ouro no vôlei de areia.
Emanuel dividiu a vitória com os colegas Kristthinry Fonseca e Davi Coimbra na final disputada contra a equipe de Rondonópolis hoje de manhã.
“Eu tinha uma expectativa de ganhar tanto no vôlei de praia quanto no de quadra. A eliminação na quadra me atrapalhou um pouco, eu queria muito ver isso na quadra também […] Chegamos na final de praia com uma expectativa alta. Começamos mal, conseguimos virar e ganhamos o primeiro set. No segundo já estávamos mais confiantes, todo mundo gritando e vencemos com uma diferença enorme de pontos,” comemorou o estudante.
O professor de Educação Física Rogério Marques enfatizou o papel relevante da prática esportiva na formação humana dos alunos trazendo lições que ultrapassam os limites das quadras.
“O esporte enquanto ferramenta de formação permite você se dedicar, se preparar, vir, competir, avaliar o seu resultado, o porquê, voltar, treinar, se preparar e voltar de novo para uma competição no dia seguinte, no mês seguinte, podendo sempre fazer melhor”.
“Essas lições a gente viu com todos os alunos, tanto os que estavam na quadra quanto os que estavam na torcida, os que trabalharam como monitores, os voluntários, todo mundo unido, dentro e fora da quadra, aprendendo a vencer, aprendendo com as derrotas e a cada dia retornando melhores a partir dessa possibilidade diária de aprendizado”, completou.
Dedicação
O professor destacou a dedicação e a superação dos estudantes que também integram o time de vôlei de quadra do campus. E mencionou, ainda, a contribuição trazida pela chegada do colega Davi este ano.
”O Cris e o Emanuel estão treinando na quadra, na areia, fora do campus, participando de competições, se reinventando e colocando em prática a resiliência. Conseguiram superar as dificuldades, tecnicamente, fisicamente, e problemas que todos nós passamos. O Davi é um excelente jogador, já está no circuito brasileiro e veio trazer ainda mais confiança a esses meninos para conseguirem a esperada vitória”.
Os JIFMT reuniram mais de mil estudantes de 21 campi em competições esta semana em Cuiabá.
Orismeire Zanelato – jornalista IFMT

