início do conteúdo

Mês do Orgulho 2023

Publicado em: Campus Cuiabá - Bela Vista / 27 de Junho de 2023 às 10:03

Nesta segunda-feira (26) os estudantes do Campus Cuiabá – Bela Vista participaram de uma série de atividades pedagógicas relativas ao mês do orgulho LGBTQIAPN+ que é celebrado no mês de junho. A ação foi organizada pela Comissão Permanente de Diversidades e Relações Étnico-Raciais (CPDRE).

No período da manhã, os estudantes participaram de um intervalo cultural. À tarde, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lélica Lacerda, foi a palestrante convidada para falar sobre o tema “Conquista de Direitos”. Lélica é doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) e compõe o corpo docente da UFMT desde 2016. Os estudantes também participaram de uma oficina de cartazes, que foram expostos no saguão do Bloco H.

A presidenta CPDRE, Gabriela Borges Barbosa, ressaltou a importância da ação. “É muito importante para a comissão promover um ambiente escolar acolhedor, em que as pessoas se sintam confortáveis para se expressar e ser como são livremente. A fala da professora Lélica nos convidou a refletir sobre como as identidades LGBTI+ ferem a lógica patriarcal, em que tudo existe para o consumo masculino. A existência de corpos LGBTI+ confronta essa realidade e opõe-se à manutenção dessa forma de organização da sociedade”.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT