O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista realiza a partir desta quarta-feira (19) até esta sexta-feira (21) o II Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Com o tema “Mato Grosso e Seus Biomas: Desafios para a área de alimentos”, o objetivo do evento é reunir trabalhos desenvolvidos na área com o foco na troca de experiências e saberes.
A palestra de abertura está programada para as 19h30 desta quinta-feira (19). Fará a palestra de abertura a Professora Doutora Marta de Toledo Benassi, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que abordará o tema ‘Porque estudar Café?’.
Ao longo da programação, que pode ser conferida abaixo, outras palestras e minicursos estarão disponíveis aos participantes. Também fará parte da programação a apresentação de banners e comunicações orais.
Inscrições e mais informações por meio do site: www.even3.com.br/simcital2018
Confira abaixo a programação do evento:
19/09/2018 (Quarta-feira)
19h30 – Palestra de abertura
Profa. Dra. Marta de Toledo Benassi - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Tema: Por que estudar café?
20/09/2018 (quinta-feira)
8h - Palestra 1
Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Ana – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Tema: Gestão da Segurança de Alimentos na Atualidade
9h – Palestra 2
Profa. Dra. Thais Hernandes – Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá (UFMT) – Faculdade de Nutrição
Tema: Bioacessibilidade de nutrientes: o que você come te alimenta?
10h20 – Palestra 3
Profa. Dra. Marcia Helena Scabora – Faculdade de Tecnologia (FATEC- SENAI-MT)
Tema: Utilização de resíduos agroindustriais e da indústria alimentícia para produção de enzimas
21/09/2018 (Sexta-feira)
19h30 – Palestra de encerramento
Profa. Dra. Silvia de Carvalho Campos Botelho – Embrapa Agrossilvopastoril
Tema: Desafios para a área de alimentos em Mato Grosso
MINICURSOS
20/09/2018 (quinta-feira) - 14h – 18h20
1. Escrita Científica - minicurso com duração de 4h ministrado pelo Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Ana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
2. Perfil Flash e Análise Descritiva por Ordenação: opções rápidas para a descrição sensorial de produtos - minicurso com duração de 4h ministrado pela Profa. Dra. Marta de Toledo Benassi Universidade Estadual de Londrina (UEL).
3. Produção artesanal de Iogurte tradicional/grego - minicurso prático de 4h ministrado pela Profa. Dra. Nagela Farias Magave Picanço Siqueira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá Bela Vista.
21/09/2018 (Sexta-feira) 8h – 12h20
1. Aplicações de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência na Análise de Alimentos - minicurso com duração de 4h ministrado pela Profa. Dra. Marta de Toledo Benassi Universidade Estadual de Londrina (UEL).
2. Vegetais em conserva - minicurso prático com duração de 4h pela Profa. Ma. Daniela Fernanda Lima de Carvalho Cavenaghi Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá Bela Vista.
3. Produção artesanal de Iogurte vegano - minicurso prático com duração de 4h pela Profa. Dra. Nágela Farias Magave Picanço Siqueira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá Bela Vista
APRESENTAÇÃO DE BANNERS: 20 e 21/09 (manhã e tarde)
APRESENTAÇÕES ORAIS: 21/09 (tarde)