Como parte das atividades da disciplina de Biologia III dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Química ofertados no Campus Bela vista do IFMT, cerca de 40 alunos participaram do curso: Artropodes, quem são e como diferenciá-los, ministrado pelas professoras Ludmilla Campos Silva, pesquisadora da UNIC e Rachel de Sousa Pulcherio, do IFMT.
O curso que foi ofertado na última semana das aulas de 2024, teve como objetivo vivenciar de forma teórica e prática o universo dos seres classificados como acrópoles que envolve os aracnídeos (aranhas), insetos, crustáceos (lagosta, camarão, etc), quilópodes (lacraias) e diplópodes (centopeias).
Para a professora Rachel Pulcherio, estudar os seres acrópoles é uma forma de melhorar a qualidade de ensino, fazendo com que as aulas sejam mais práticas, didáticas e interessantes. “Esse assunto que foi tema de questão no último Enem, possibilita aos alunos compreenderem com mais clareza através de exemplos práticos e demonstração em espécimes reais”, explicou, após os alunos verem a diferença entre os tipos de artrópodes e manipulá-los.
Durante o curso os alunos puderam compreender a evolução dos artrópodes, características, fisiologia, reprodução, classificação e ecologia. Através das aulas teóricas e práticas, os estudantes também apreenderam a identificar e diferenciar as principais classes de artrópodes, como insetos, aracnídeos, crustáceos e miriápodes.