O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) reforçou seu compromisso para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso por meio da inovação tecnológica. A fala do reitor Julio Cesar dos Santos foi feita durante a solenidade de abertura do Encontro Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, realizado em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal.
“Acreditamos que o avanço socioeconômico do país passa muito por uma mudança de perspectiva de conceito de desenvolvimento dentro do estado, e nós como instituição de ensino neste contexto temos muito a contribuir”, destacou.
O evento é organizado pelo Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e pelo seu programa de pós-graduação, o ProfNit, e tem como anfitriões locais o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
As atividades do encontro acontecem paralelamente à Mostra de Arte (MArte) do IFMT e à oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão (WorkIF).
Os avanços obtidos por meio de parcerias institucionais realizadas entre IFMT e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Seciteci) foram ilustrados pelo gestor.
“Estamos muito focados na educação técnica e tecnológica para trazer cada vez mais inovação para dentro das nossas ações e atividades. Neste momento estamos em parceria com o Estado para implantação do centro de robótica e de desenvolvimento de softwares no Parque Tecnológico de Mato Grosso com obras financiadas pelo Estado e gerenciamento do IFMT”.
Julio também destacou a importância das parcerias com outras Instituições de Ensino Superior. “Queremos avançar muito na inovação na nossa instituição pois acreditamos no nosso papel estratégico deste processo. IFMT, Unemat e UFMT, nossos grandes parceiros, são instituições complementares, cada uma com seu papel estratégico muito bem definido em todos os aspectos”, finalizou.
Também compôs a mesa de abertura do evento o pró-reitor de Pesquisa do IFMT, Epaminondas de Matos Magalhães.