Vinte e cinco mulheres estudantes encerraram nesta quarta-feira (5) a turma do curso Panificação Básica, do Programa de Extensão Teresa de Benguela, realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista. A comemoração de encerramento contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão do IFMT, Frankes Siqueira, do diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior, e outros servidores e convidados.
O curso, ofertado na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), foi voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade social, como migrantes, chefes de família e inscritas no CadÚnico. Em 40 horas de formação prática, as participantes adquiriram competências essenciais para atuar em padarias e na produção de alimentos, com foco na higiene, qualidade e preservação ambiental.
O curso é parte do Projeto Teresa de Benguela: geração de renda, autonomia social e inserção feminina no mundo do trabalho, coordenado localmente no Campus Cuiabá – Bela Vista pela Assistente Social Francismeiry Cristina de Queiroz.
Para ela, a formação é um exemplo do impacto positivo que a educação e a capacitação profissional podem trazer para a vida das mulheres em condições de vulnerabilidade. "O Teresa de Benguela não é apenas um programa de extensão. É uma ferramenta de transformação social, que devolve dignidade e oportunidades para mulheres que muitas vezes foram invisibilizadas pela sociedade”, destacou.
Programa Teresa de Benguela
Instituído pela Resolução CONSUP nº 046/2019, o programa tem como objetivo central a elevação de renda e a promoção da igualdade de gênero, considerando a dimensão étnico-racial. Ao capacitar mulheres para o mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo, o Teresa de Benguela reafirma o compromisso do IFMT com a transformação social e o empoderamento feminino.
O programa busca promover a autonomia econômica, a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, oferecendo capacitações direcionadas ao fortalecimento da renda e combate à violência contra mulheres.