Nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o empreendedorismo e as oportunidades de intercâmbios internacionais serão os principais temas do I Fórum de Educação Empreendedora e o II Fórum de Relações Internacionais do IFMT, promovidos em parceria com o Sebrae. O evento foi pensado para contemplar as duas áreas, oferecendo aos participantes reflexões e estudos de caso e também oportunidades de despertar para a ação empreendedora e para as experiências fora do país. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem preencher uma das fichas de inscrição que serão distribuídas, nos próximos dias, nos campi e reitoria.
“Este ano o Instituto Federal mais uma vez inova na forma de promover a educação profissional e tecnológica em Mato Grosso ao realizar esses dois fóruns com a parceria do Sebrae. A Educação Empreendedora é uma forma de trazer para a sala de aula novos desafios, proposições e ações de inovação para a carreira dos nossos estudantes, que também pode ser alavancada pela internacionalização”, avalia o reitor do IFMT, professor Wilian de Paula.
O reitor destacou o contato com instituições internacionais e a oportunidade dos estudantes de vivenciar as ações que estão sendo desenvolvidas em conjunto pela Diretoria de Relações Internacionais do IFMT com os campi dentro de uma ação conjunta com a Pró-reitoria de Extensão.
“Este evento é fruto da integração de todos os campi. Os diretores gerais são parceiros ao receberem a equipe do Sebrae, promovendo as oficinas de formação, que culminarão com os fóruns, em uma aliança dentro e fora do Instituto. Lembro também dos nossos embaixadores, que trabalham fortalecendo nos campi as relações internacionais que estamos cada vez mais buscando implementar”, completou o reitor.
A gestora do projeto de Educação Empreendedora do Sebrae MT, Viviane Kelly Pozzolo, ressalta que além de envolver e sensibilizar os educadores, o objetivo do fórum é levar a cultura do empreendedorismo para dentro das salas de aula.
“Haverá uma programação diversificada, que busca estimular o protagonismo juvenil, despertando nos estudantes uma visão crítica para atuarem em um mundo com novas relações de trabalho, vivenciando aspectos de cidadania e sustentabilidade. Ao contrário do cenário atual, em que as pessoas são levadas a empreender por necessidade e com pouca informação, espera-se que esses jovens estejam mais aptos e comprometidos com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, podendo optar por empreender em um negócio ou em qualquer área”, disse Pozzolo.
Nos meses de setembro e outubro, os consultores do Sebrae estão capacitando aproximadamente 3 mil alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no curso "Crescendo e Empreendendo", com carga horária de 12 horas e certificação.
A expectativa do reitor é que o evento seja um “sucesso”, por conta das caravanas que já estão sendo montadas e mobilizadas para participar. Ele fez um chamamento aos alunos e servidores do IFMT. “Juntos poderemos trazer o empreendedorismo para dentro das nossas vidas, das nossas formações e, assim, continuar a contribuir para a educação profissional e tecnológica gratuita em nosso estado”.
Para o Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, o fórum de educação empreendedora mostra o compromisso da atual gestão com este tema tão atual e contribuirá para despertar o interesse dos alunos para visualizar novas oportunidades. “Com a reativação da Ativa Incubadora, que teve seu regulamento de funcionamento aprovado na última reunião do Consup o tema estará cada vez mais presente em nosso Instituto”, detalhou o pró-reitor.
II Fórum de Relações Internacionais
Paralelamente ao Fórum de Educação Empreeendedora, o II Fórum de Relações Internacionais terá dois momentos. Das 14 às 17 horas haverá uma programação voltada para questões da área internacional, com informações sobre passaporte, como tirar o visto americano, palestras sobre intercâmbios, entre outros.
Estandes de representantes de instituições promotoras de intercâmbios e embaixadas vão mostrar o passo a passo para buscar o estudo no exterior, uma viagem cultural, e principalmente, formas de fazer intercâmbios, explicou a diretora de Relações Internacionais, Sônia Regina.
“Os participantes terão a chance de fazer contatos e conhecer os editais e programas que já estão abertos, tanto através de bolsas como aqueles pagos. Teremos conversas sobre o valor de uma experiência internacional, o que isso agrega na carreira. Além do relato de empreendedorismo na China, sobre a recente missão do reitor naquele país”, observou.
À noite, nas palestras gerais, abertas e com público estimado de mil pessoas, “um dos pontos mais altos do evento” serão os renomados palestrantes nacionais, como Caco Barcelos, Edson Grandisoli, Clovis de Barros Filho e Areta Ulhana Galat, promovendo uma fusão do empreendedorismo com a internacionalização.