O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
início do conteúdo

IFMT oferta mais de 200 vagas para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Publicado por: Reitoria / 3 de Abril de 2025 às 12:17

As vagas ofertadas para o segundo semestre do ano letivo de 2025 serão disponibilizados nos campi Campus Cuiabá – Bela Vista e Campus Várzea Grande

Nesta terça-feira, 18, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), abre inscrições para o processo seletivo 2025/2 dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Serão ofertadas 230 vagas distribuídas em 06 cursos para os seguintes Campi: Campus Cuiabá – Bela Vista; e Campus Várzea Grande.

Para o Campus Cuiabá - Bela Vista, as vagas são direcionadas para os seguintes cursos: Técnico em Alimentos (70 vagas), Técnico em Química (35 vagas) e Técnico em Meio Ambiente (35 vagas).

Enquanto que, para o Campus Várzea Grande, os cursos abrangidos são: Técnico em Edificações (30 vagas), Técnico em Informática para a Internet (30 vagas) e Técnico em Logística (30 vagas).

A inscrição deverá ser realizada até o dia 18 de abril, pelo site https://seletivo.ifmt.edu.br. Para se inscrever é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$50,00. Até a mesma data, os candidatos poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa. Os candidatos cotistas, incluindo pessoas com deficiência (PcD) e cotistas raciais, devem enviar os documentos correspondentes até 18 de abril de 2025.

Para realizar a inscrição, os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula e apresentar as informações exigidas no subitem 2.2 do Edital 030/2025.

A seleção ocorrerá por meio da prova do processo seletivo classificatório/eliminatório, que terá 40 questões objetivas, sendo composta por 20 questões objetivas de Língua Portuguesa/Literatura e 20 questões objetivas de Matemática. Cada questão valerá 1,0 ponto e abrangerá conteúdos programáticos pertinentes ao ensino fundamental (do 1º ao 8/9º anos).

A prova será realizada no dia 01 de junho de 2025, das 14h às 17h. O candidato deverá optar por realizar a sua prova em Cuiabá/MT ou Várzea Grande/MT. Não haverá alteração de local de realização de prova.

O resultado do processo seletivo será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor, de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição. O gabarito da prova objetiva será divulgado após às 16h do dia 02 de junho de 2025.

No dia 27 de junho de 2025, após as 17h, serão divulgadas dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

As matrículas dos aprovados (1ª chamada) serão realizadas dos dias 03 a 07 de julho de 2025, de forma presencial.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.