O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá Bela Vista prorrogou o período de inscrições dos dois editais que oferecem cursos gratuitos de capacitação voltados exclusivamente para mulheres, como parte do Programa "Teresa de Benguela: Geração de Renda, Autonomia Social e Inserção Feminina no Mundo do Trabalho". As inscrições agora estão abertas até dia 16 de setembro de 2024, e as vagas são limitadas.
Público-Alvo
Ambos os editais são direcionados a mulheres maiores de 18 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social e que possuam, no mínimo, o Ensino Fundamental incompleto.
Confira abaixo os cursos disponíveis:
Edital nº 19/2024: Curso de Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino e Confeitaria
Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino: Curso focado no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e no reconhecimento da importância da liderança feminina no mundo dos negócios.
Período do curso: 19 a 25 de setembro de 2024
Horário: Segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Carga horária: 20 horas
Número de vagas: 20
Confeitaria Básica: Curso prático voltado para o ensino das técnicas fundamentais de confeitaria, proporcionando às alunas as habilidades necessárias para iniciar um pequeno negócio no ramo alimentício.
Período do curso: 26 de setembro a 9 de outubro de 2024
Horário: Segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Carga horária: 40 horas
Número de vagas: 20
Edital nº 20/2024: Curso de Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino e Marmita: como produzir e comercializar
Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino: Curso focado no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e no reconhecimento da importância da liderança feminina no mundo dos negócios.
Período do curso: 26 de setembro a 4 de outubro de 2024
Horário: Segunda a sexta-feira, das 18h às 21h
Carga horária: 20 horas
Número de vagas: 25
Marmita: Como Produzir e Comercializar: Curso prático que ensina desde a produção de marmitas até as estratégias de comercialização, oferecendo uma oportunidade concreta de geração de renda para as alunas.
Período do curso: 7 a 23 de outubro de 2024
Horário: Segunda a sexta-feira, das 18h às 21h
Carga horária: 40 horas
Número de vagas: 25
Para ambos os editais, as participantes receberão material escolar, uniforme e certificado de conclusão ao final do curso.
Inscrições
A seleção será por ordem de chegada e as matrículas devem ser realizadas presencialmente no IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista a partir do dia até o dia 6 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. É necessário apresentar a documentação exigida no respectivo edital no ato da matrícula, que ocorrerá no campus:
a. ficha de matrícula (Anexo I)
b. comprovante do Cadastro Único (CádÚnico), se tiver;
c. comprovante de escolaridade ou autodeclaração de escolaridade (Anexo II);
d. cédula de identidade oficial;
e. CPF;
f. Em caso de mulheres estrangeiras, devem apresentar o passaporte ou cédula de idenRdade de estrangeiro;
g. comprovante atualizado de endereço, como conta de luz, água ou telefone ou declaração de residência (Anexo III), caso a candidata não possua comprovante em seu nome;
h. termo de autorização de uso da imagem (Anexo IV).
Todos os anexos estão disponíveis no link https://blv.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/editais-2024blv/.
Informações Adicionais
Os cursos fazem parte de uma iniciativa maior do Projeto "Teresa de Benguela", que visa promover a autonomia feminina através da educação e do empreendedorismo. As aulas terão início em setembro de 2024, e a divulgação dos resultados das inscrições será feita no site do campus.
Para detalhes completos sobre cada curso, as interessadas devem consultar os editais disponíveis no site do IFMT. O cronograma completo está disponível no site oficial do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, no endereço https://blv.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/editais-2024blv/.