início do conteúdo

JIFMT 2024: as lições valiosas do esporte para a vida dos estudantes

Publicado por: Reitoria / 16 de Outubro de 2024 às 16:44


Ana Vitória (2a sentada da esq. para a dir.), o time de vôlei do IFMT Tangará da Serra e o prof. Donizeti Ferreira

Participantes da nona edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) em Sinop, Ana Vitória, do campus Tangará da Serra, Tchaylla Cristina, de Rondonópolis, Marcos Sérgio e Yasmin Verdasca, do campus Cuiabá Octayde compartilharam alguns aprendizados que a prática esportiva tem trazido para as suas vidas.

Segundo Ana Vitória Santos Augusto, estudante do 3º ano do curso técnico em Recursos Humanos, a prática esportiva coletiva proporcionada pelo voleibol traz benefícios socias e de convivência. “O vôlei me ajudou muito a ser mais comunicativa e me ensina todos os dias a lidar com pessoas, pois não é fácil, além de lidar com decepções e alegrias.”

Lições de resiliência também vem sendo vivenciadas por ela ao longo dos anos. “Desde que comecei a jogar a decepção de perder uma partida ou de não sentir que joguei como poderia, foi um problema pra mim e com o tempo fui entendendo que não adianta colocar culpa em ninguém e muito menos em mim, pra não desmotivar. Erros acontecem e não apagam acertos. Agora, pra mim, é mais fácil lidar com as dificuldades, virar a página e começar de novo,” reflete.

Disciplina, respeito e humildade

Concluindo o terceiro ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletrônica no IFMT Octayde, Marcos Sérgio de França participa pela terceira vez dos JIFMT, na modalidade da natação. Suas provas acontecem no sábado (19).

“Por meio da natação aprendi valores importantes como disciplina, respeito e humildade. Também me fez ser uma pessoa mais forte e determinada, a sempre a correr atrás dos meus sonhos e nunca desistir, independente das dificuldades,” conta o estudante de 18 anos que, além de nadar assumiu a monitoria da disciplina de física no seu curso durante um ano.

Os mais de dez anos de prática trouxeram resultados expressivos, como ser medalhista nacional nas duas últimas edições dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), em São José do Rio Preto e em Fortaleza. Em 2023 o jovem atleta conseguiu se consagrar medalhista regional nas duas etapas regionais do Centro Oeste, em Campo Grande e Brasília.


Yasmin (com a bola) e a equipe de vôlei feminino do IFMT Octayde acompanhada pelo prof. Ilson Dias

Pressão & motivação

Yasmin Silva Vardasca começou a jogar aos 13 anos, passou por diversas escolas de vôlei e aos 19 integra o time do IFMT Octayde. A estudante de Eletrônica participou dos torneios estadual e nacional dos JIFs de 2022; estadual, regional e nacional de 2023. 

“Durante os três anos de ensino médio as experiências que tive com o esporte foram incríveis, foi como entrar para uma nova família”, compara.

Para ela, evoluir no esporte é um processo trabalhoso, mas é muito satisfatório ver que apesar das dificuldades todo o esforço dá resultado. E a motivação para treinar é sempre alimentada pela expectativa de que o time ganhe e passe para a próxima fase da competição.

“É muito difícil a questão de jogar publicamente com uma arbitragem rígida e uma torcida bem animada. A pressão se torna muito grande nas costas de cada uma do time. Tem que ter muita cabeça e muito físico pra aguentar. Mas mesmo com as dificuldades é um grande prazer. Vejo como um modo de viver, uma possível profissão, uma luta que resulta em vitória. Eu amo o vôlei de paixão”.

Tchaylla (de faixa na cabeça, ao centro), com a equipe de futsal do IFMT Rondonópolis e o prof. Márcio Martins

Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza, a primeira competição da atleta Tchaylla Cristina foi no JIFMT em 2022, na modalidade de atletismo, quando conquistou suas primeiras medalhas.

Ela foi a primeira aluna do seu campus a se classificar para a fase nacional. Em 2023, participou das três etapas do JIFS - estadual, regional e nacional - e conquistou a primeira medalha de atletismo nacional para o IFMT Rondonópolis.

Neste ano, a atleta compete nas modalidades de futsal e atletismo no JIFS, disputando os 100 metros, 200 metros, 400 metros, lançamento de dardo e revezamento de 100 metros. Com expectativas de mais conquistas, já acumula oito medalhas nos jogos. “E minha meta é conquistar mais algumas medalhas de ouro este ano”.

Compartilhando experiências

Em 2024 o a equipe de atletismo do campus Rondonópolis passou de cinco para 18 alunos. Tchaylla conta que incentivou colegas de outras modalidades a participar de provas que se encaixavam em suas habilidades.

“Durante esses três anos participando nos JIFs, ganhei experiência que pude compartilhar com a equipe de Rondonópolis. O mais gratificante, sem dúvida, é quando percebo que sirvo de inspiração para alguém. Foi incrível vivenciar essa experiência e saber que, de alguma forma, contribuí para o desenvolvimento dos meus colegas,” avalia a veterana.

Ela se despede do evento em 2024 “um pouco triste”, mas ao mesmo tempo realizada por ter ajudado a tornar o atletismo mais reconhecido no campus, incentivado outros alunos e transmitido algum conhecimento para as novas gerações.

“A prática esportiva me trouxe viagens, experiência, mais controle emocional. Porque competir é muita adrenalina mas com as competições vamos nos acostumando e administrando melhor nossas emoções”.

Essa é uma dica valiosa que serve para as quadras, tatames, piscinas e também para a vida.

 

Texto: Orismeire Zanelato - IFMT/Reitoria. Fotos: Decom/IFMT

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT