início do conteúdo

Pesquisa internacional com participação de professora do Campus Cuiabá – Bela Vista é pauta da Revista National Geographic

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 19 de Fevereiro de 2024 às 10:42

Uma descoberta inédita sobre as sucuris-verdes (Eunectes murinus) é pauta da revista Internacional National Geographic. A novidade é fruto de um trabalho realizado por pesquisadores de vários países - Belgica, Australia, Brasil, Holanda, Bolívia, Estados Unidos, Equador e Venezuela - e que contou com a colaboração da professora Sandra Mariotto, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista.

A reportagem da revista (leia na íntegra aqui) comenta a descoberta publicada no artigo “Disentangling the Anacondas: Revealing a New Green Species and Rethinking Yellows” (confira aqui) que aponta que as sucuris verdes representam na verdade duas espécies geneticamente distintas.

Para chegar a este resultado foram coletadas amostras de tecido das sucuris-verdes do Equador, Venezuela e Brasil, num processo documentado para um novo programa da National Geographic intitulado “Pole to Pole With Will Smith”, que será veiculado na Disney+. “As coletas no Brasil foram realizadas no pantanal mato-grossense os pesquisadores contaram com o apoio do nosso laboratório de Biotecnologia do Campus para análise genética extração e amplificação do DNA das espécies. Após isso, enviei para sequenciamento das amostras e encaminhei os resultados”, comentou Mariotto, que também participou da correção do artigo.

A professora destaca a importância da ação, afirmando que o Campus Bela Vista tem um laboratório pronto para atender a trabalhos desta natureza. “Além de facilitar a burocracia relativa ao transporte destas amostras, que passam por regras rígidas na fronteira, e a logística necessária para este tipo de ação, trabalhos como este permitem a troca de experiências e propiciam novas oportunidades para os estudantes do Campus”, comentou.

início do rodapé