Resultados da pesquisa sobre bullying no IFMT foram apresentados no 25º SemiEdu

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 9 de Outubro de 2017 às 16:18

Integrantes do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT – GPHSC e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino IFMT/UNIC – PPGEN apresentaram, nos dias 26 e 27 de setembro, resultados da pesquisa Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar no 25º SemiEdu – Seminário de Educação da UFMT 2017.

Paulo Alves de Oliveira, mestrando do PPGEN, apresentou o artigo “O bullying e o ensino aprendizagem na vivência e cotidianidade das mulheres na educação técnica agropecuária”*, que fala da relação entre a experiência, as vivências e a cotidianidade das mulheres do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio do IFMT Campus São Vicente em ambivalência aos problemas enfrentados durante a execução do processo ensino aprendizado no que tange a Violação dos Direitos Humanos e Bullying no cotidiano escolar.

Isabel Cristina Silva, servidora do IFMT Pontes e Lacerda e integrante do GPHSC, apresentou o artigo “Estudo sobre violação dos direitos humanos e bullying no IFMT”**. O estudo tinha o objetivo de apresentar os primeiros resultados do diagnóstico da pesquisa realizada sobre o tema no campus Pontes e Lacerda. Segundo a pesquisadora, o evento possibilitou o compartilhamento de conhecimento, ao mesmo tempo em que oportunizou a divulgação de pesquisas desenvolvidas no IFMT. Ainda mais: “a apresentação desses resultados suscitou uma discussão crítica sobre o tema durante o Grupo de Trabalho, já que é comum a evasão escolar em virtude da violência relacionada ao bullying”, explicou Isabel.

Por fim, Vanessa Costa Gonçalves Silva, também mestranda do Programa de Pós em Ensino do IFMT, expôs o artigo “Cotidiano escolar no IFMT: Análise do discurso de proposituras de combate ao bullying”***. O trabalho é um desdobramento das discussões em andamento, que tem como objeto de pesquisa a violência entre pares no cotidiano escolar no IFMT Bela Vista, no qual foi percebida a necessidade de um currículo que permita criar táticas e estratégias de enfrentamento a toda forma de violência.

Segundo a coordenadora da pesquisa do GPHSC, Raquel Mota, “divulgar estes resultados a pesquisadores permite que a comunidade científica educacional se atente e aprofunde nestas questões que interferem no ensino-aprendizagem”. Além disso, para ela, educadores e pesquisadores da área da educação precisam destes resultados, “inclusive para comparar e desenvolver novas pesquisas e aprimorar a prática pedagógica”.

Sobre o grupo

O Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), foi fundado em 2008 e conta com técnicos administrativos e professores do IFMT, professores da Rede Estadual e particular, estudantes bolsistas, além de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso - IFMT.

Através da percepção de casos de intimidação e violência que estavam ocorrendo dentro do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, componentes do GPHSC elaboraram o Projeto de Pesquisa Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: Diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos. A pesquisa abarcou alunos do ensino médio, em sete escolas, dentre elas quatro campi do IFMT, duas escolas estaduais e uma particular.

LEIA MAIS: IFMT atravessa as fronteiras do país pelo respeito à diversidade e combate ao Bullying https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/ifmt-atravessa-fronteiras-do-pais-pelo-respeito-diversidade-e-combate-ao-bullying/

* Autores: Paulo Alves de Oliveira (PPGEN/IFMT/UNIC); Raquel Martins Fernandes Mota (PPGEN/IFMT/UNIC); Marleide Guimarães Oliveira (IFMT) e Viviane Cristina Duarte de Oliveira (IFMT)

** Autores: Raquel Martins Fernandes Mota (IFMT); Isabel Cristina Silva (IFMT); Carolina Guimarães Santos (UFMG) e Jair Aniceto de Souza (IFMT)

*** Autores: Vanessa Costa Gonçalves Silva (IFMT); Jair Aniceto de Souza (IFMT); Cleide Ester de Oliveira (IFMT) e Raquel Martins Fernandes Mota (IFMT)