Neste Dia do Trabalho, histórias compartilhadas por três egressos e um discente durante seminário sobre os 20 anos dos cursos tecnológicos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizado no período de 25 a 27 de abril nos 19 campi da instituição, servem de estímulo aos estudantes que estão iniciando a sua jornada de formação superior técnica.
O acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFMT Rondonópolis, Hygor Pinheiro, participou do seminário no campus como ministrante da oficina de Introdução ao Figma: desenhos de protótipos para o desenvolvimento de telas.
Hygor já trabalha em uma empresa de tecnologia há quase dois anos, e iniciou a graduação em TADS após conversas com dois egressos do curso que o sensibibilizaram sobre como isso melhoraria o seu currículo na área em que atua, como UX Design (Design de Experiência do Usuário).
Mesmo estando no primeiro ano do curso o jovem, que compartilhou conhecimentos com seus pares na oficina, já identificou possibilidades de aprofundamento do seu trabalho resultantes de uma graduação.
“Como um UI/UX Designer, eu desenho e prototipo telas de sites ou aplicativos com foco em aparência do site/app e também na experiência do usuário final. O curso de TADS está me fazendo ir mais a fundo na área, e hoje entendo como funciona por trás das telas que eu crio. Como, por exemplo, a parte dos códigos e a parte dos dados, como funciona pra no fim o que eu desenhar ser de fato lançado”, exemplificou.
Depois de concluir o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMT Cuiabá – Bela Vista, Rafael Leite Brandão Laranja fez mestrado em Ciências Ambientais e, atualmente, é doutorando em Agricultura Tropical. Em sua palestra ele contou aos estudantes como suas escolhas durante o curso técnico o levaram ao desenvolvimento de projetos nas áreas de agroecologia e agricultura familiar.
A formação em gestão ambiental também serviu de base para a conclusão de outra graduação, em engenharia ambiental e a posterior entrada no mestrado e doutorado. “Quando terminei a gestão ambiental ela me possibilitou finalizar a engenharia e seguir no mestrado e no doutorado. Então devo muito a essa base sólida para que eu pudesse alcançar esses outros objetivos na minha vida profissional”.
Em seu relato, o egresso Luís Feliphe Seixas Magalhães Da Silva lembrou como a participação em projetos de pesquisa e em congressos científicos nos tempos de estudante no campus tornou possível um melhor aproveitamento das oportunidades surgidas nesse período.
“Falei pra eles um pouco da minha experiência como aluno, como congressista, da iniciativa para desenvolver projetos com diversos professores, como o de captação de água do ar condicionado no campus. Tentei mostrar a importância de ter iniciativa, de se envolver nos projetos científicos e ter contato com a prática, pra estar se preparando pro mercado,” contou.
Mercado de trabalho amplo para o gestor ambiental
Pâmela Carina Ely concluiu a graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental em 2017, e, desde então, vem realizando uma proveitosa aproximação entre duas áreas distintas, a Gestão Ambiental e o Marketing, agregando novo valor ao antigo campo de atuação profissional.
“Decidi relacionar Gestão Ambiental e Marketing por entender que o marketing verde é necessário em um planejamento ambiental. Essa atitude sustentável se torna um diferencial da empresa no mercado, aumentando sua credibilidade e, além de evitar danos à natureza, pode gerar um envolvimento socioambiental e de economia solidária, dependendo das ações elaboradas,” explica.
"Foi legal compartilhar a experiência em agência de publicidade e aí com a gestão ambiental utilizar o que eu já tinha como base".
Aos estudantes ela contou que seu trabalho de conclusão de curso foi um estudo de caso direcionado a pequenos produtores rurais sobre os benefícios que o marketing ambiental poderia trazer para a venda e consolidação desses produtos no mercado.
Hoje, além da publicidade, Pâmela também participa como pesquisadora de um projeto pela UFMT, atuando para o marketing ambiental de projetos, elaborando planos e ações de desenvolvimento e entrega de produtos, rotulagem, identificação do sistema de gestão ambiental e a ligação com a gestão empresarial.
A egressa sugeriu aos colegas buscar meios de relacionar diferentes áreas de atuação, considerando experiências e formações prévias, para construir uma carreira diferenciada.
“Orientei que se puderem relacionem o que fazem hoje com a gestão ambiental, pensando: Como esse trabalho pode ser um diferencial tanto na minha vida, como na das pessoas que vão receber isso? E foi acabei fazendo, trazendo um planejamento ambiental, o marketing ambiental cada vez mais em evidência”.
Abrir novas portas
Para o coordenador do curso superior em Tecnologia de Gestão Ambiental do campus Cuiabá – Bela Vista, Fernando Sallo, o seminário atingiu o objetivo de divulgação dos cursos por meio de palestras na programação online e presencial.
“Para os nossos discentes isso foi bastante importante, principalmente para conhecer o que o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental faz em termos de pesquisa, de extensão e quais seriam os campos de trabalho dos futuros gestores egressos,” avaliou.
O coordenador destacou, ainda, a interação e motivação trazidas pelas apresentações dos egressos.
“Foi um resultado bastante positivo. Algumas palestras foram mais voltadas para a área ambiental e isso chama um pouco mais atenção dos alunos. Porque o mais importante que eles querem saber é se quando sair do curso vão ter alguma oportunidade de trabalho no mercado. E acho que eles viram isso”.
Hoje, o IFMT oferta 14 Cursos Superiores de Tecnologia (CST) em: Sistemas para Internet, Automação Industrial, Construções de Edifícios, Controle de Obras, Geoprocessamento, Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica Industrial, Agroindústria, Produção de Grãos, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental.
Texto e edição: Orismeire Zanelato - jornalista - Decom/Reitoria
Com informações e fotos dos jornalistas Rafaela Almeida - Campus Rondonópolis e Thiago Almeida - Campus Cuiabá - Bela Vista
Arte: Moisés de Jesus - diagramador Decom/Reitoria