Começou hoje (19), a III Semana da Consciência Negra do Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
A programação inclui palestra sobre racismo ambiental, oficina de cartazes e lançamento do livro “Relatos sobre violência política de gênero em Mato Grosso”. Realizada pela Comissão Permanente de Diversidades e Relações Étnico-raciais do campus, a Semana terá atividades até o dia 19.
Sobre a relevância do evento, previsto no calendário acadêmico, a presidenta da Comissão Permanente, Daryne Lu Maldonado Gomes da Costa reflete: “num país assombrado pelo passado escravocrata, cujas consequências são vividas até hoje pela população negra, os estudos sobre as relações étnico-raciais, a história e cultura africanas são fundamentais para construir uma educação que forme cidadãos que prezem pelo respeito e empatia, determinados a promover reparações históricas”.
Ela enfatiza que a questão étnico-racial é um tema transversal, presente nos projetos pedagógicos dos cursos pela necessidade de conscientizar e engajar a comunidade para o desafio de promover uma educação inclusiva e diversa.
Confira a programação:


