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91,1% dos estudantes do PartiuIF vinculados ao IFMT realizaram suas inscrições no processo seletivo de 2025.
Esse é o índice apontado por um relatório sobre as inscrições dos estudantes desse programa no Processo Seletivo dos cursos técnicos integrados do IFMT – 2025. O resultado contribui para a consolidação do programa e a ampliação do acesso e da permanência dos estudantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Para a equipe gestora regional do programa esse número é fruto de um trabalho coletivo que reflete o impacto direto da atuação pedagógica integrada e das estratégias de mobilização adotadas, além do acompanhamento individualizado e da sensibilidade das equipes locais em todo o estado.
Nos campi do IFMT a ação de mobilização foi conduzida pelas coordenações pedagógicas das turmas e suas equipes, compostas por professoras(es), monitora(es) e apoio pedagógico, que orientaram os estudantes, auxiliaram na escolha dos cursos e acompanharam a documentação necessária. Também houve contato direto com mães, pais e responsáveis, assegurando condições adequadas para a efetivação das inscrições.
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Reforço e integração
Na próxima semana se encerram as aulas do PartiuIF em todo o estado.
No IFMT Cuiabá – Bela Vista, desde abril, junto com as aulas de reforço escolar nas disciplinas de Português, Matemática e Ciências e oficinas de redação, 38 estudantes também tiveram aulas sobre os cursos ofertados pelo campus, participaram das palestras e oficinas do Dia da Química e das aulas complementares para integração às atividades esportivas e culturais ofertadas pela unidade escolar.
O PartiuIF – é um programa nacional, iniciado em 2025, que busca promover igualdade de oportunidades de acesso à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da recuperação de aprendizagens de estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental, da preparação para os processos seletivos dos cursos técnicos integrados e da redução das desigualdades educacionais, com foco em grupos historicamente vulneráveis, como negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda.
Orismeire Zanelato – Jornalista IFMT

