Palestra conscientiza estudantes para o Setembro Amarelo

Campanha é chamado coletivo para cuidar da saúde mental, falar da prevenção ao suicídio e criar uma cultura de acolhimento

Nesta segunda-feira (22), cento e noventa estudantes de diversas turmas do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente e Superior participaram de uma palestra de conscientização sobre os desafios da saúde mental ministrada por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), no auditório do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, hoje, mais do que uma campanha, o Setembro Amarelo é um chamado coletivo para cuidar da saúde mental, falar sobre a prevenção ao suicídio e criar uma cultura de acolhimento.

Esse propósito pautou a iniciativa do evento e é reforçado pelo trabalho diário realizado pela equipe de assistência estudantil do campus junto aos estudantes. “Nosso objetivo foi utilizar a campanha do Setembro Amarelo como uma porta aberta para discutir o tema,” detalha a psicóloga Adriana de Oliveira.

A servidora ressalta que a prevenção ao suicídio não acontece apenas em setembro e não pode ser reduzida a ações paliativas. Por isso ao longo do ano deve-se enfatizar a necessidade de um trabalho coletivo das pautas que afetam diretamente a saúde mental dos estudantes.

São temas relacionados à assistência estudantil, às relações interpessoais, à violência escolar, ao bullying, ao combate ao racismo, ao machismo e a LGBTQIA+fobia, bem como a ampliação do acesso da população à Rede de Atenção Psicossocial.

Ações integradas

Além do atendimento individual em caso de problemas dos estudantes, esses temas são trabalhados pela Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão, que desenvolve ações como o Fórum de Assistência; pelas Comissões como a de Diversidade e Relações Étnico-raciais, que promove eventos anuais, além da atuação da Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil. A CLPAE está aberta à participação estudantil para que possam contribuir indicando as demandas para a aplicação dos recursos das políticas públicas de assistência.

Apenas neste ano, a Comissão de Diversidade encabeçou o projeto Leituras Feministas, que consistiu em quatro encontros com intervenções práticas dos alunos e confecção de cartazes e painéis para discutir sobre o machismo, a violência de gênero, o racismo, os direitos humanos, entre outros temas relevantes.

“Fora isso, temos ainda intervenções em sala para falar sobre violência escolar, mediações específicas com grupos e com os pais, além de ações de apoio aos projetos integradores dos estudantes”.

Para saber mais: www.setembroamarelo.com

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza